R290 (Propano) em Ar-Condicionado:
- As pressões de trabalho para o R290 em ar-condicionado geralmente são mais altas em comparação com refrigeradores domésticos.
- Em funcionamento normal, as pressões podem variar na faixa de 60 a 180 psi (lado de alta) e 20 a 60 psi (lado de baixa).
- Um vídeo menciona uma pressão de trabalho em torno de 20 psi em certas condições de teste. Outro cita valores de 18 a 20 psi em funcionamento..
R32 (Difluorometano) em Ar-Condicionado:
- O R32 opera com pressões mais elevadas que o R290 em sistemas de ar-condicionado.
- As pressões de trabalho típicas podem variar na faixa de 110 a 130 psi (lado de baixa), podendo ser maiores em sistemas inverter, chegando a 230 psi (lado de alta) em algumas condições com o equipamento desligado.
- Algumas fontes indicam pressões de trabalho semelhantes ao R410A.
- Em testes comparativos, o R32 mostrou ter uma pressão cerca de 12 psi maior que o R410A a uma temperatura de 28°C.
Comparação Direta em Ar-Condicionado:
- O R32 geralmente opera com pressões de trabalho significativamente mais altas que o R290 em sistemas de ar-condicionado. Essa diferença precisa ser considerada ao trabalhar com esses gases, especialmente em relação aos equipamentos de teste e segurança.
Recomendação:
Para obter valores precisos de pressão em diferentes temperaturas de operação para ar-condicionado, é fundamental consultar as tabelas de pressão-temperatura específicas para cada gás (R290 e R32). Essas tabelas fornecem os valores exatos da pressão de saturação para cada temperatura e são essenciais para um correto diagnóstico e manutenção dos sistemas. Você pode encontrar algumas dessas tabelas nos resultados da pesquisa.