Se você precisa resfriar sua casa ou uma empresa, os sistemas de ar condicionado podem tornar a vida mais confortável, diminuindo a temperatura do ar interno. Um ar-condicionado usa refrigeração para remover o calor do ar dentro de sua casa e depois bombeá-lo para fora. Mas como exatamente isso funciona? Neste artigo, explicaremos a ciência por trás de como o ar central funciona para que você possa entender o que está acontecendo quando liga seu ar-condicionado no verão.
O que é ar central?
O ar central é um tipo de sistema de ar-condicionado que resfria toda a casa. Normalmente, é mais eficiente do que as unidades de janela porque pode controlar a umidade, a qualidade do ar e o fluxo de ar em sua casa.
As partes principais de um sistema de ar-condicionado central típico são
1) uma unidade externa que abriga um ventilador, serpentina do condensador e compressor.
2) uma unidade interna (normalmente um fan coil) que abriga a serpentina do evaporador e o ventilador para circular o ar resfriado.
3) tubulação de cobre que permite que o refrigerante flua entre as unidades interna e externa, tubulação de cobre que permite que o refrigerante flua entre as unidades interna e externa. 4) uma válvula de expansão que controla o fluxo de refrigerante para os dutos que transportam o ar da unidade interna para fora para os diferentes espaços e de volta para dentro.
- Um compressor que comprime o gás refrigerante na forma líquida
- Uma serpentina do condensador onde esse líquido evapora de volta para o gás
- Uma serpentina do evaporador onde outro tipo de produto químico (água) absorve o calor de dentro de sua casa antes de ser liberado na atmosfera externa por meio de aberturas perto de portas ou janelas
Como é o processo de funcionamento do ar-condicionado
A ciência por trás disso é complexa.
Os condicionadores de ar vêm em várias formas e tamanhos, mas todos operam com a mesma premissa básica: eles usam refrigerante para remover o calor de sua casa ou escritório e, em seguida, movem esse ar frio para o prédio por meio de dutos. Quando você liga sua unidade de ar-condicionado, ela passa por esse processo repetidamente até que tudo dentro esfrie o máximo possível.
O ar quente interno é resfriado à medida que passa por uma serpentina de resfriamento a frio cheia de refrigerante. O refrigerante absorve o calor do ar interno à medida que se transforma de líquido em gás. O ar resfriado é devolvido à casa.
Antes de entrar na grande bobina da unidade externa, o gás refrigerante é comprimido. Um grande ventilador puxa o ar externo através da serpentina externa, rejeitando o calor que foi absorvido da casa, fazendo com que o calor seja expelido para fora à medida que o refrigerante se transforma novamente em líquido.